A PIZZA HUT, maior rede de pizzarias do mundo, é a principal responsável por disseminar o consumo da pizza por quase todo planeta terra, criando um hábito de saboreá-la a qualquer hora do dia, de uma maneira fácil e muito conveniente. A trajetória da marca apenas confirma a simpatia que conquistou junto ao público, graças ao sabor de seus produtos, a alta qualidade e à eficiência no atendimento.
A história
Apesar dos imigrantes italianos terem introduzido a pizza nos Estados Unidos, foi o espírito empresarial de dois jovens universitários do centro-oeste que fizeram dela uma das comidas favoritas entre milhões de americanos. A história de sucesso da empresa começou no final da Segunda Guerra Mundial. Os soldados americanos provaram e aprovaram a pizza no front de batalha e levaram para casa a disposição de comer mais e mais fatias. Ao final do conflito, os imigrantes italianos aproveitaram para abrir várias pizzarias pelos Estados Unidos. Foi neste cenário, com mais de 18.000 pizzarias já em funcionamento pelo país, que no dia 31 de maio de 1958, o primeiro restaurante da PIZZA HUT foi inaugurado em Wichita, maior cidade do estado do Kansas, pelos irmãos Frank e Dan Carney, que não possuíam dinheiro o suficiente para o negócio e nunca haviam trabalhado com pizzas antes. Por essa razão, os dois irmãos, incentivados por um amigo da família, pegaram US$ 600 emprestados de sua mãe, contrataram John Bender (que já havia trabalhado em uma pizzaria em Indiana), compraram equipamentos de segunda mão e foram em frente com o projeto.
A primeira loja foi aberta em um edifício desocupado com telhado de cabana, onde havia uma placa de sinalização com espaço para somente oito letras. A mulher de Dan, então, sugeriu a palavra “Hut” (“cabana” em inglês). O restaurante tinha capacidade apenas para 25 pessoas sentadas. Na noite de inauguração somente potenciais consumidores puderam degustar as pizzas, que foram servidas gratuitamente. A aceitação foi tão boa, que os irmãos inauguraram uma segunda loja cinco meses depois. Em um ano, eles já estavam operando com três restaurantes e inauguraram a primeira franquia na cidade de Topeka, capital do estado do Kansas, pelas mãos de Dick Hassur.
Em 1964 um padrão visual foi adotado para todas as lojas da rede, criando assim uma identidade única para a marca. Era o surgimento do Red Roof (o popular telhado vermelho), criado pelo arquiteto Richard D. Burke para distinguir as lojas da PIZZA HUT das concorrentes. Após montar sua estratégia baseada em lojas franqueadas, a rede chegou a abrir uma unidade por dia, no pico de sua expansão. Em 1967 a popularidade da marca cresceu ainda mais quando bonecos da mascote Pizza Pete (um simpático pizzaiolo bigodudo) começaram a ser vendidos em todas as lojas da rede. Ainda neste mesmo ano, a maior pizza do mundo, com 1.83 metros de diâmetro, foi servida pela rede na grande festa de inauguração da unidade de Fort Worth no estado do Texas. Em 1968 a PIZZA HUT iniciou sua expansão no mercado internacional com a abertura da primeira loja no Canadá.
No ano seguinte mais de um milhão de pessoas já faziam suas refeições a cada semana em uma das 310 lojas da PIZZA HUT. Foi nesta época, no ano de 1969, que o telhado de todas as lojas adotou definitivamente a cor vermelha e seu tradicional formato (conhecido como Red Roof). Ainda neste ano, a empresa abriu restaurantes em Sydney na Austrália, México e Munique na Alemanha, levando o delicioso sabor de suas pizzas para lugares ainda mais distantes. Muitas sugestões e mudanças foram sendo adicionadas à receita inicial das pizzas para formar o prato desejado. Todos os produtos foram desenvolvidos e adaptados para atender as necessidades dos clientes de diferentes países no mundo. Em 1970 a empresa investiu na ampliação do cardápio. Sanduíches foram adicionados ao cardápio básico que continha pizzas, saladas, cervejas e refrigerantes. Além disso, inaugurou sua loja de número 500 na cidade de Nashville, estado do Tennessee.
Em 1971 a PIZZA HUT se tornou a número 1 no mundo, em vendas e número de lojas, iniciando mais um forte processo de expansão internacional. No ano seguinte, depois de abrir capital na Bolsa de Valores, a rede acelerou sua expansão, inaugurando sua milésima unidade. Quatro anos depois a rede já atingia a marca de 2.000 restaurantes em funcionamento, 100 dos quais localizados fora dos Estados Unidos. Em 1977 a empresa foi adquirida pela Pepsi Company por US$ 300 milhões. Quase uma década depois, a rede comemorava a inauguração de sua unidade de número 5.000 na cidade de Dallas, estado do Texas. Em 1989 um fato indicou a imensa popularidade da marca: Barbara Bush, então primeira dama americana, encomendou pizzas para serem entregues na Casa Branca para um evento de caridade que recebeu 200 crianças. Era uma propaganda e tanto para a marca. No ano seguinte outra demonstração de força e prestígio: a empresa entregou durante a realização do Super Bowl (final do futebol americano profissional e evento de maior audiência do país) mais de 1.3 milhões de pizzas, uma média de 7 mil pedaços por minuto.
Foi ainda em 1990 que a rede abriu sua primeira unidade na China e inaugurou outra na cidade de Moscou, que no decorrer dos anos serviu as melhores pizzas da cidade, recheadas com atum, sardinha, salmão, cavala e cebola. A filial russa imediatamente se tornou a mais popular do país, tornando-se conhecida mundialmente. Outro acontecimento marcou a história da empresa no ano de 1993: à pedido do exército americano, a PIZZA HUT fez a entrega mais rápida e longínqua da história, 600 pizzas de pepperoni entregues num voo de 24 horas entre a base aérea de Dover nos Estados Unidos e a base de Mogadishu na Somália. No mesmo ano as caixas de entrega das pizzas foram reformuladas, visando assim a preservação ambiental, para salvar 275.000 árvores por ano. Nas décadas seguintes, a rede iniciou uma mudança em seu posicionamento, inserindo novos itens no cardápio não relacionados à pizza, como pastas, aperitivos e novos sanduíches. Com isso, passou a atender um público mais amplo. Além disso, estreou vários formatos específicos de restaurantes para atender diferentes preferências de seus consumidores.
No dia 19 de novembro de 2014 a rede apresentou a maior reformulação de seu cardápio. Foram incluídos personalizações de dez tipos de bordas, quatro brotinhos, 11 receitas especiais, seis molhos diferentes, ingredientes exóticos como banana, curry e pimentas, além da Skinny Slice Pizza, fatia com massa bem fina. A PIZZA HUT também apresentou um novo logotipo e reformulou seu site, as embalagens e até os uniformes dos funcionários. Inicialmente os novos produtos estavam disponíveis apenas para o voraz mercado americano. A rede ainda lançou a maior campanha publicitária de sua história com o slogan “Flavor of Now” (em português, “Sabor de Agora”).
Pouco depois, em 2016, a Tanzânia, na África Oriental, se tornou o 100º país a receber uma unidade da PIZZA HUT. Empolgada por servir consumidores em 100 países, um grupo de entregadores da PIZZA caminhou com guias experientes para chegar ao topo do Monte Kilimanjaro em quatro dias. Este recorde foi liderado pelo gerente geral da rede no continente africano, Randall Blackford. Ao atingir esse recorde mundial, a pizza de pepperoni viajou aproximadamente 745 quilômetros de 5 a 8 de maio de 2016, tornando-se a “entrega de pizza em maior altitude”, devidamente registrada pelo Guinness (o Livro dos Recordes).
1977
● Lançamento da pizza SUPER SUPREME, feita com pepperoni (salame especial condimentado com páprica), carne moída, pimenta, cebola e cogumelo.
1980
● Introduzida nacionalmente nos Estados Unidos a PAN PIZZA (alta e crocante por fora, leve e macia por dentro), que atualmente é a campeã de vendas, servida em quatro tamanhos diferentes.
1983
● Lançamento da PIZZA INDIVIDUAL (conhecida como Personal Pan Pizza ou PPP). Com essa pizza, a rede lançou um conceito de produto diferenciado: uma alternativa de almoço rápido a um preço acessível. Com isso, as lojas da rede dobraram seu movimento na hora do almoço. Hoje em dia esta pizza é extremamente popular em unidades localizadas principalmente em aeroportos, faculdades e arenas esportivas.
1984
● Lançamento do BOOK IT!, um projeto educacional de incentivo a leitura para todo território americano. Atualmente o programa engloba aproximadamente 37.000 escolas e mais de 14 milhões de crianças todos os anos.
1988
● O serviço de entrega a domicílio (Delivery) foi implantado, oferecendo aos seus clientes a total conveniência de saborear a pizza mais famosa do mundo em casa ou no trabalho. O sucesso do novo serviço pode ser comprovado em 1990, quando as vendas superaram US$ 1 bilhão.
● Lançamento da HAND TOSSED, uma pizza com massa muito semelhante à de pizzarias tradicionais.
1992
● Introdução em algumas de suas unidades do sistema de bufê, oferecendo pizzas, saladas, aperitivos e massas.
1993
● Introdução da BIGFOOT, uma enorme pizza contendo 21 pedaços.
● Introdução da CHUNKY STYLE PIZZA, composta por três opções de pizzas com recheios abundantes, em quantidade bem maior que nas tradicionais.
1994
● Lançamento da SICILIAN PIZZA, cuja borda tinha alho, manjericão e orégano. Essa pizza foi reintroduzida de forma definitiva em 1998.
● Foi a primeira rede de pizzaria a testar o sistema de entrega pela internet na cidade de Santa Cruz, estado da Califórnia.
1995
● Lançamento da MOZZARELLA STUFFED CRUST, pizza de massa grossa recheada com queijo, introduzida através de uma enorme campanha publicitária com comerciais que incluíam o casal Donald e Ivana Trump, e os jogadores de basquete Dennis Rodman, David Robinson e Rush Limbaugh. Um dos produtos de maior sucesso da rede em todos os tempos é a pizza mais vendida da rede até hoje.
● Introdução no cardápio da HUT WINGS (saborosas e tenras asas de frango assadas servidas com um molho especial e picante).
● Lançamento das pizzas ITALIAN CHICKEN e CHICKEN SUPREME, cujo ingrediente principal era o frango.
1997
● Introdução da EDGE, uma pizza com massa e borda finas.
● Introdução da TOTALLY NEW PIZZAS, cujos recheios possuíam pedaços de vegetais frescos e tirinhas de carnes.
1999
● Lançamento da BIG NEW YORKER, que estreou no cardápio da rede com um tamanho 30% maior que as pizzas normais. A pizza de 16 pedaços era feita com o mais puro molho de tomate e oito enormes fatias de queijo. Sua campanha de lançamento contou com nova-iorquinos famosos como Donald Trump, Fran Drescher e Spike Lee.
2001
● Introdução da TWISTED CRUST, uma pizza com bordas grossas e crocantes recheadas de queijo.
2002
● Lançamento da P’ZONE, uma pizza fechada (espécie de calzoni) para ser comida como um sanduíche.
2003
● Lançamento da FIT ‘N DELICIOUS, uma linha de pizza com ingredientes saudáveis que continha de 3.5 a 5 gramas de gordura por unidade.
2004
● Lançamento do formato de loja PIZZA HUT ITALIAN BISTRO, que além de vender as tradicionais pizzas, também comercializava pratos de massas, entradas e sanduíches mais sofisticados em um ambiente mais formal e aconchegante.
2006
● Lançamento da CHEESY BITES PIZZA, onde 28 pequenos rolinhos recheados de queijo formavam a borda da pizza.
2008
● Lançamento da PANormous, a maior pizza já criada pela rede, 40% maior que a Pan Pizza.
● Introdução do TOTAL MOBILE ACCESS, que permitia aos consumidores fazerem pedidos através de mensagens de texto ou navegando pelo celular.
2010
● Lançamento da BIG ITALY PIZZA, uma pizza oval (18 pedaços) que possuía mais que o dobro do tamanho de duas pizzas média da rede.
2012
● Lançamento da HOT DOG STUFFED CRUST, pizza de massa crocante cujas bordas altas são recheadas com salsicha.
2013
● Lançamento da CRAZY CHEESE CRUST, uma pizza que possui 16 cavidades (gominhos) ao redor da massa recheadas até a borda com uma mistura italiana de cinco tipos de queijos.
● Lançamento da FIREBAKED STYLE FLATBREAD, pizzas retangulares (cuja embalagem continha seis pedaços) de massa fina e crocante com queijo e coberturas que se estendiam até as bordas.
2014
● Lançamento com enorme sucesso no Brasil da linha SLIDERS, mini-pizzas de 70 gramas e 9,5 cm de diâmetro (similar a uma esfiha aberta). Elas são feitas na massa pan (grossa) das pizzas tradicionais da marca. Eram três sabores disponíveis: supreme, mozarela e pepperoni. Essa linha foi introduzida no mercado americano um ano antes.
2017
● Lançamento de sua primeira pizza vegana, feita com um novo queijo de origem vegetal.
2020
● Lançamento no Brasil da linha LOVERS, com seis sabores que incluem toppings generosos, como Meat Lovers, Super Supreme, Super Brasileira, Pepperoni Lovers e Veggie Lovers.
● Lançamento nas Filipinas de uma pizza que traz um molho barbecue de cerveja, cebolas caramelizadas e pedaços de frango. A pizza ainda traz pedacinhos de pele de frango crocantes.