Os Estados Unidos criticaram o Brasil nesta 2ª feira (17.abr.2023) depois do presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) dizer que o país estava encorajando a guerra na Ucrânia.
Em conversa com jornalistas, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que Lula “está repetindo a propaganda russa e chinesa sem olhar para os fatos”. Afirmou também que os comentários do presidente brasileiro “foram equivocados”.
Em viagem aos Emirados Árabes no domingo (16.abr), Lula disse que a guerra era culpa da Rússia e da Ucrânia.
“Eu penso que a construção da guerra foi mais fácil do que a saída da guerra. Porque a decisão da guerra foi tomada por 2 países [Rússia e Ucrânia]”, disse o chefe do Executivo brasileiro na ocasião.
Ao dizer que a guerra na Europa é responsabilidade indistinta de Rússia e Ucrânia, Lula adotou uma retórica pró-Rússia. Até agora, o presidente vinha dizendo apenas que seria necessário formar um grupo de países não envolvidos no conflito para mediar algum acordo de paz. Também havia criticado duramente os EUA.
No sábado (15.abr), Lula afirmou que os Estados Unidos e a União Europeia precisam parar de incentivar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia para que negociações pela paz possam avançar. O brasileiro estava em viagem à China e disse que o país asiático tem “talvez o papel mais importante” na mediação da guerra, mas destacou que norte-americanos e europeus também precisam ter “boa vontade”.PODER360