O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou na manhã desta 2ª feira (17.jul.2023) na sessão de abertura do Fórum Empresarial União Europeia-América Latina, em Bruxelas, na Bélgica. O petista viajou ao país europeu para discutir o acordo comercial entre o Mercosul e a UE (União Europeia).
Uma das principais exigências da UE para firmar o acordo é o comprometimento dos países do Mercosul com a preservação do meio ambiente. Em seu discurso, Lula disse que “o Brasil vai cumprir com sua parte. É compromisso assumido, compromisso de fé. Queremos discutir com o mundo a preservação da floresta”.
“O Brasil está fazendo a sua parte com uma estratégia de longo prazo, focada na credibilidade, na previsibilidade e estabilidade jurídica, estabilidade política, estabilidade econômica e com estabilidade social. Somente assim é que a gente vai poder desenvolver definitivamente os nossos países”, falou Lula em outro trecho do discurso.
O petista tem criticado exigências ambientais extras feitas pela UE. Na 3ª feira (4.jul), pediu que o Mercosul dê uma resposta “rápida e contundente” para as demandas apresentadas recentemente pelo bloco europeu em uma carta enviada no contexto das negociações. Classificou o documento como “inaceitável”.
Nesta 2ª feira (17.jul), cobrou os países da UE e do Celac a enviarem “ao mundo um sinal de que duas regiões da importância estratégica da Europa e da América Latina e Caribe estão comprometidas com uma agenda promissora. Uma agenda de paz, de cooperação, de ampliação do comércio e dos investimentos, de geração de empregos e de crescimento sustentável”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursou antes de Lula. Disse que a presença do chefe do Executivo brasileiro em Bruxelas para a cúpula “é histórica”.
“Queremos discutir como conectar mais nossos povos e nossas empresas. Tudo isso é possível se concluirmos acordo com o Mercosul. Queremos ser parceiros e que possamos chegar a um acordo que beneficie a todos. A UE quer investir na América Latina e no Caribe, criar bons empregos. Queremos discutir como alcançar resultados”, falou vou der Leyen.
A reunião entre os países-membros da Celac e da UE conta com representantes de cerca de 60 países. Acontece nesta 2ª e 3ª feira (17 e 18.jul). O presidente retorma a Brasília na manhã de 4ª feira (19.jul).História por PODER360 • Há 1 h