Uma pesquisa recente analisou cenários eleitorais para a presidência do Brasil em 2026, excluindo os nomes de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. O levantamento indica que, na ausência desses dois líderes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lidera as intenções de voto com 23,9%, seguido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 18,9%. Outros nomes mencionados incluem Ciro Gomes, com 16,7%, e o cantor Gusttavo Lima, que surpreende com 12,4% das intenções de voto.
Em cenários de segundo turno sem Lula e Bolsonaro, Tarcísio de Freitas aparece como favorito, vencendo Haddad por uma margem de 5,1 pontos percentuais. A pesquisa também destaca que, mesmo inelegível até 2030, Jair Bolsonaro venceria Lula em um eventual segundo turno, com 45,1% contra 40,2% das intenções de voto.
O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025, com 2.010 entrevistas em todas as unidades da federação. Com esses dados, o cenário eleitoral de 2026 aponta para uma disputa acirrada entre novos protagonistas, com Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad despontando como os principais candidatos.
Por: Redação da Gazeta