O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, afirmou ser necessário reformar o Conselho de Segurança da ONU e o acordo de Bretton Woods, responsável pela criação do Banco Mundial e do FMI (Fundo Monetário Internacional) depois da 2ª Guerra Mundial. Afirmou ser necessário atualizá-los às realidades atuais.
“A arquitetura financeira global está desatualizada, disfuncional e injusta”, afirmou a jornalistas em Hiroshima, no Japão, onde é realizada a cúpula do G7, grupo com algumas das maiores economias do mundo.
“Diante dos choques econômicos da pandemia de covid-19 e da invasão russa à Ucrânia, [o Conselho de Segurança] falhou em cumprir sua função principal como uma rede de segurança global”, disse.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou ao Japão na manhã do último sábado (20.mai.2023) para participar da cúpula do G7, apesar de a Ucrânia não estar oficialmente na lista de países convidados (Austrália, Índia, Brasil, Coreia do Sul, Vietnã, Indonésia, Comores e as Ilhas Cook).PODER360 – Há 4 h