A Coreia do Norte disse nesta 5ª feira (23.mar.2023) que realizou testes com um novo sistema de drones balísticos para ataque subaquático. Segundo o governo norte-coreano, a arma tem capacidade nuclear e é capaz de provocar um tsunami radioativo em “super escala”. As informações são da agência de notícias estatal KCNA.
De acordo com a agência, os exercícios começaram na 3ª feira (21.mar) e terminaram nesta 5ª. A Comissão Militar Central do WPK (Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, pela sigla em inglês) foi quem comandou os testes com a supervisão do presidente norte-coreano Kim Jong-Un.
A arma, chamada “Haeil”, começou a ser desenvolvida em 2012 pelo instituto de pesquisa científica em defesa da Coreia do Norte. O alvo do sistema de drones são zonas submersas com o objetivo de provocar um “tsunami radioativo […] por meio de explosão subaquática” para destruir “grupos adversários e os seus principais portos operacionais”.
Ainda segundo a agência norte-coreana, o armamento pode ser transportado por um navio e usado em qualquer costa ou porto marítimo.
O exército norte-coreano também teria feito testes com mísseis de cruzeiro, armamento para liberar explosivos em longas distâncias e com alta precisão. A agência estatal afirmou que nenhum dos exercícios militares “tiveram impacto negativo na segurança dos países vizinhos” da Coreia do Norte.