Pentagon
Não é segredo que governos ao redor do mundo mantêm toneladas de informações altamente confidenciais em segredo. Quando esses segredos não são mais uma questão de segurança nacional, eles são tipicamente desclassificados e liberados para arquivos e imprensa. No entanto, nem todas as divulgações governamentais são intencionais. Alguns vazamentos e incidentes revelaram informações confidenciais e sérias relacionadas à guerra e ao terrorismo.
O Departamento de Justiça dos EUA está atualmente investigando um grande vazamento de documentos confidenciais do Pentágono, que começaram a aparecer em plataformas de mídia social como Discord e Twitter. O presidente Biden foi informado sobre o incidente na semana passada e está monitorando um “esforço entre as agências” para avaliar os danos e reduzir as consequências. A CNN informou que fotos de mais de 50 documentos amassados foram postadas online. Todos os documentos eram classificados e alguns haviam até sido marcados como “ultrassecretos”, o mais alto nível de classificação. Os documentos continham informações altamente sensíveis, incluindo detalhes sobre como os EUA espionam outros países (amigos e inimigos), bem como informações sobre a guerra na Ucrânia.
Informações vazadas revelam algumas fraquezas no “armamento ucraniano, na defesa aérea e nos tamanhos de batalhão e prontidão em um ponto crítico da guerra”, de acordo com a CNN. Uma fonte próxima ao presidente da Ucrânia, Zelensky, disse que eles já alteraram algumas de suas estratégias militares devido ao vazamento. Os documentos também expuseram detalhes de como os EUA se infiltraram no Wagner Group, a organização mercenária russa, o que agora pode colocar suas fontes em risco.
Autoridades dizem que os arquivos parecem estar no formato das atualizações diárias que o Pentágono envia aos líderes seniores sobre questões de segurança. Ainda não está claro quem está por trás do vazamento, mas especialistas dizem que as fotos sugerem que alguém dobrou apressadamente os documentos e os colocou no bolso antes de removê-los para um local seguro.
Este pode ser o vazamento de inteligência mais prejudicial a atingir os EUA nos últimos anos, mas certamente não é o primeiro. Confira na galeria alguns dos maiores segredos de governos que foram acidentalmente tornados públicos.Stars Insider – Há 1 h