A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena), que estampa seus maiores sucessos como a bolsa Baguette, óculos de sol, acessórios e até mesmo peças de roupa.
Com uma vasta linha de produtos, a maison italiana é conhecida, principalmente, por suas bolsas femininas, que foram responsáveis pelo seu status de uma das marcas de luxo mais tradicionais do mercado. Mas o que muitos não devem saber é que a grife italiana possuí uma linha de artigos para casa e decoração, e ela acaba de abrir sua primeira loja física.
Confira mais sobre a linha Fendi Casa e sobre sua primeira flagship abaixo:
A Fendi Casa
A Fendi Casa, é uma das pioneira no ramo. Introduzida em 1988, ela foi concebida quando Alberto Vignatelli e Anna Fendi intuitivamente vieram com a ideia de que ambientes mobiliados usassem a mesma abordagem que a Fendi usou para vestir gerações de mulheres. Esta foi a primeira vez em que uma marca de luxo de moda lançou uma coleção de artigos de mobília e decoração.
O objetivo da linha é acentuar a casa de moda com uma infusão de elementos básicos de luxo. A Fendi Casa oferece uma grande variedade de produtos que vão desde jogos de lençóis até sofás e mesas para a cozinha. Além disso, cadeiras, vasos, candelabros, almofadas e travessas são outros produtos oferecidos.
A Fendi Casa alcançou vendas de cerca de 70 milhões de euros em 30 anos e foi primeiramente concebida e licenciada pela empresa italiana Luxury Living Group. Com a licença expirada em 2021, a Fendi então optou por alterar a sua estratégia, para ter mais controle sobre a sua atividade de concepção e mobiliário.
Primeira Flagship
Após anos sendo vendida apenas no ambiente online ou em multimarcas, a Fendi Casa dá um passo estratégico para o desenvolvimento da linha, abrindo sua primeira flagship na cidade de Milão, localizada no norte da Itália.
A loja ocupa um grande espaço nas imediações do célebre Teatro alla Scala, uma das mais famosas casas de ópera do mundo e ocupa 700 metros quadrados e exibe 13 vitrines na Via Manzoni central e na Piazza della Scala.. Ela é o resultado da aliança feita no ano passado entre a maison e a Design Holding, um grupo italiano de design de luxo controlado pelo The Carlyle Group e Investindustrial.
Em maio de 2021, as empresas criaram a joint-venture Fashion Furniture Design (FF Design) liderada por Alberto da Passano e majoritariamente detida pela Design Holding, que tem como objetivo inaugurar cerca de 40 lojas da Fendi Casa, diretamente ou em parceria, em um prazo de três anos.
“Este é um passo importante para o desenvolvimento estratégico da marca. Localizada no coração de Milão, perto do Teatro della Scala, um dos monumentos mais importantes e representativos da cidade, a loja encontra-se numa posição ideal entre o mundo da moda e do design. Uma prestigiosa vitrine que destaca a nova coleção, ao mesmo tempo que oferece uma experiência única aos nossos clientes”, disse o CEO, Alberto da Passano, em um comunicado.
Esta será a primeira vez em seus mais de 30 anos de história em que a Fendi Casa irá mostrar todos os seus produtos em um espaço único. A loja é distribuída em dois andares e possuí uma série de espaços, como sala de estar, sala de jantar, quartos, e ainda dois espaços dedicados ao ar livre. Todos eles foram pensados com o objetivo de criar “uma experiência imersiva no mundo caleidoscópico da Fendi Casa”, segundo Passano.(Etiqueta Única)