O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que uma reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, durante a cúpula do Grupo dos Sete, no Japão, não foi realizada porque Zelenskiy se atrasou e não apareceu para a reunião.
“O fato é muito simples, tinha uma bilateral com a Ucrânia aqui neste salão às 15h15. Nós esperamos e aí recebemos a informação que eles tinham atrasado, enquanto isso eu atendi o presidente do Vietnã, e quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente teve outros compromissos e não pode vir aqui. Foi simplesmente isso que aconteceu”, disse Lula em entrevista coletiva na cidade japonesa.
Mais cedo, o presidente da Ucrânia minimizou o fato de não ter se reunido com Lula durante a cúpula do G7 e afirmou que o encontro não ocorreu devido a um problema de agenda.
Indagado se estava desapontado pelo fato da reunião não ter acontecido, ele afirmou em entrevista coletiva que Lula é que deve ter ficado decepcionado.
“Acho que desapontou a ele”, respondeu sorrindo e provocando risadas dos repórteres.
Em sua entrevista coletiva, Lula disse não ter ficado decepcionado por não ter encontrado Zelenskiy, mas sim “chateado”, porque gostaria de ter discutido o conflito com ele.