O primeiro-ministro do Kuwait Ahmed Nauaf al-Ahmed al-Saba, o filho mais velho de Amir Nauaf al-Ahmed al-Saba, demitiu-se do seu gabinete na segunda-feira após disputas com o parlamento liderado pela oposição.
O Conselho de Ministros do país entregou a carta de demissão ao Príncipe Herdeiro Mishal al-Ahmed al-Jaber al-Saba, citando um “impasse” sobre várias questões durante a assembleia legislativa.
“O ministro expressou a sua confiança na sabedoria de Sua Alteza Xeque Mishal para tomar as medidas necessárias de acordo com as mais altas prioridades da Assembleia Nacional”, lê a carta, relatada pela agência noticiosa KUNA.
O primeiro-ministro kuwaitiano tomou posse em Outubro juntamente com o seu novo governo após as eleições de 29 de Setembro com a intenção de resolver o último confronto entre o governo e a Câmara, dissolvido dias antes por ordem do príncipe herdeiro depois de denunciar “clivagens políticas internas sobre interesses pessoais”.
Este cabo de guerra é mais um episódio da tensão habitual entre o executivo e o legislativo kuwaitiano num país que concedeu ao Parlamento poderes mais importantes do que outros vizinhos.Fonte: (EUROPA PRESS)
Pedro Santos – Há 8 h