Vladimir Putin estaria usando um crescente exército de dublês desde a revolta do grupo Wagner.
O oficial de inteligência ucraniano Andriy Yusov, porta-voz da agência de inteligência militar da Ucrânia, fez a afirmação em uma entrevista ao jornal online ‘Ukrainska Pravda’ em meio a rumores de que a saúde de Putin, de 70 anos, estaria se deteriorando.
“Putin usa dublês. Este é um fato que se baseia tanto na inteligência operativa quanto nas avaliações de fisionomistas e muitos outros estudiosos”, disse Yusov à ‘Newsweek’.
“Isso inclui deixá-los se apegar à ideia de que a Rússia é uma força do bem nas cidades que destruiu. É por isso que uma visita de Putin ou de um de seus dublês à Mariupol teve que acontecer no mesmo novo bloco de apartamentos que a televisão estatal russa apresentou várias vezes, em vez das cenas de devastação que os cercam”, alegou.
Já o chefe da inteligência militar ucraniana, major-general Kyrylo Budanov, sugeriu no ano passado que as orelhas de Putin pareciam diferentes em várias de suas aparições públicas.
Ele acrescentou em um bate-papo no canal de TV ucraniano 1+1 que os hábitos, a aparência e até a altura do presidente mudaram. “A imagem, digamos, das orelhas, é diferente. E é como uma impressão digital – a imagem da orelha de cada pessoa é única. Não pode ser repetido… (os dublês de Putin) têm hábitos diferentes, maneirismos diferentes, andamentos diferentes, às vezes até alturas diferentes, se você olhar de perto’’, disse o major.
O Kremlin classificou as alegações de dublês como falsas.
“Você provavelmente já ouviu falar que (Putin) tem muitos dublês que trabalham em seu lugar enquanto ele está sentado em um bunker. Mais uma mentira. Vocês veem como é o nosso presidente. Ele sempre foi, e agora é, mega-ativo. Aqueles que trabalham ao lado dele dificilmente conseguem acompanhá-lo. Sua energia só pode ser invejada. Sua saúde só pode, se Deus quiser, ser desejada. Claro, ele não se senta em nenhum bunker. Isso também é mentira”, disparou o porta-voz Dmitry Peskov.História por BANG Showbiz • Há 51 m