O restaurante Osaka Cocina Nikkei, na Rua Amauri, está com um novo menu degustação. A “Experiência Osaka Brasil”, montada em dez passos, traz aspirações do Japão e do Peru (onde fica a matriz) com ingredientes tipicamente brasileiros. Com diferentes entradas e sobremesas, a experiência é um abraço aos dias frios, já que boa parte do cardápio inventivo é composta por pratos quentes.
Os chefs peruanos Carlos Alata, Miguel Ramos, Pedro Aguilar e o brasileiro Regis Sassaki utilizam peixes brasileiros para fazer ceviche amazônico, por exemplo, servido no coco combinado com centolla (caranguejo gigante) – dos nossos preferidos. Ou perfumam espumas com cachaças daqui. O sorbet é feito com cajá, uma fruta da região Norte. A erva jambu, pimenta biquinho, os peixes robalo e manjubinha, batata cará também são matéria prima no novo menu. Servido de segunda a quarta, mediante reserva – seja no almoço ou no jantar – tem o valor de R$ 315 por pessoa, com bebidas à parte.
Você pode até sentir falta dos sushis e sashimis tradicionais, mas a refeição vale a pena para quem gosta de fugir do comum e experimentar novos conceitos na cozinha. Encantam os minitemakis, que cabem entre os dedos, com linda apresentação como se fossem parte de um castiçal. Entre flores, são três tipos: nori, tartar de atum, massago, molho yuzy; um outro é servido em lâmina de pepino, Evil ebi, osk barbecue e chalaquita; o terceiro é um crocante de harumaki, shitake e pupunha na wok, com castanha do Pará.
As sobremesas são servidas em uma caixa, que remete a um porta-joias, com belíssima apresentação. Para a experiência, você pode escolher o salão principal, com ar intimista (iluminação estilo meia luz), ou a varanda – na calçada da Rua Amauri. Ali, inclusive, tem um jardim vertical, perfeito para emendar o jantar depois de uma happy hour, com drinks vindos diretamente do bar – a carta possui clássicos e vários sabores de caipiroskas.